Newsletters

O respigador da memória LGBTI+

09/09/2025

Sérgio Vitorino é um histórico activista que se tornou, por acaso, arquivista de memórias da luta LGBTI+. Em 2012, entregou à Hemeroteca Municipal de Lisboa um espólio inédito que ficará, finalmente, acessível no final deste ano.

Ler
Combater russos não paga as contas

05/08/2025

Portugal tem menos 10 mil soldados do que as Forças Armadas consideram o número ideal. Baixos salários e falta de perspectivas na carreira levam candidatos e militares do contingente a desistir. Financeiramente, só as missões no estrangeiro parecem compensar.

Ler
Um país em combustão lenta

29/05/2025

“País de Incendiários” é o primeiro podcast de investigação da Divergente. Uma série de seis episódios à boleia de uma viagem de Norte a Sul de Portugal, para tentar responder à pergunta: “O que leva uma pessoa a sair de casa e deitar fogo a tudo o que a rodeia?”

Ler
Uma decisão invisível

30/04/2025

Portugal é um dos três países da União Europeia onde é legal esterilizar adultos e menores com deficiência, sem o seu consentimento. Apesar de, a nível internacional, ser considerada uma violação de direitos humanos, há famílias — como a de Maria — que recorrem à prática por medo.

Ler
O ministério dos médicos sem famílias

26/03/2025

Em Portugal, há mais de um milhão e meio de utentes inscritos no SNS sem médico de família atribuído. Mas o número de especialistas formados em medicina geral e familiar tem aumentado na última década. Se assim é, o que justifica a falta de médicos nos cuidados primários?

Ler
No país que mais arde na União Europeia

26/02/2025

Portugal é o país que mais arde na União Europeia, e a principal causa é o incendiarismo — acto de pôr fogo com a intenção de causar dano. Uma realidade para a qual os responsáveis por criar políticas públicas não querem olhar.

Ler
Sonneberg: de capital dos brinquedos a capital da extrema-direita

29/01/2025

A Alemanha vota em Fevereiro, com a Alternativa para a Alemanha (AfD), de extrema-direita, em segundo lugar nas sondagens. Fomos a Sonneberg, distrito onde o partido governa desde 2023, e onde palavras e actos inadmissíveis desde o fim do nazismo passaram a ser aceitáveis.

Ler
O Estado não sabe quantos mata

28/11/2024

Como saber quantos civis foram mortos pela PSP ou pela GNR? E quantos elementos das forças de segurança perderam a vida em serviço? Se a fonte forem os relatórios oficiais do Estado, sobram mais dúvidas do que certezas. E uma enorme falta de transparência.

Ler
Um elefante na sala

30/10/2024

Passaram 50 anos desde que a 8 de Outubro de 1974 as Forças Armadas Portuguesas se retiraram da Guiné-Bissau e trouxeram consigo todos os militares metropolitanos. Para trás, ficaram os mais de 6000 africanos que também tinham jurado bandeira por Portugal.

Ler
A pastora de resistências

25/09/2024

Em Covas do Barroso, o Estado aprovou a primeira mina de lítio do país. A União Europeia rejubila. Mas população local e activistas tentam, há anos, travar o projecto. É em Aida Fernandes, presidente da comunidade local de baldios, que se apoiam e inspiram. Quem é ela?

Ler
O que fazer quando tudo arde?

27/08/2024

Em 2021, num dia quente de Verão à beira do rio Sever, a olhar para a encosta acabada de arder do Castelo de Marvão, lembrámo-nos de fazer uma reportagem sobre incendiários. “País de incendiários” é o primeiro podcast de investigação da Divergente.

Ler
‘Uber’, apetece-me reivindicar algo

30/07/2024

Encabeçam as reivindicações de quem trabalha em plataformas como a Bolt, a Glovo ou a Uber. Exigem mais direitos e, este Julho, conseguiram um feito histórico. As histórias de Hans Donner e Marcel Borges revelam os silêncios de tantos milhares que, por medo, não dão a cara.

Ler
Santa Rosinha dos Arraiais

26/06/2024

Que músicas entrariam na playlist da vossa vida? Atrevo-me a um palpite: é bem provável que entre as principais escolhas não constasse nenhuma música pimba.

Ler
Maio maduro Maio

28/05/2024

Na manhã do dia 23 de Maio de 1975, a redacção do Telejornal da RTP recebeu a informação de que no Regimento de Comandos da Amadora acontecia uma “operação”.

Ler
Os jornalistas e os animais selvagens

30/04/2024

Quando um imaginário citadino olha de esguelha para Rabo de Peixe, na Região Autónoma dos Açores, só encontra estranheza: na forma de vestir, de falar, de estar na rua, até de olhar. “Estão sempre a dizer que somos pobres, vê alguma pobreza aqui?”

Ler
A bomba- relógio está aí e não vem de Marte

05/03/2024

Foi a sangrar sonhos e direitos sociais que se abriu a porta à abstenção.

Ler
A abstenção está a tomar conta da Europa

16/02/2024

Nunca, em 50 anos de democracia, os portugueses estiveram tão distantes das mesas de voto. Nas últimas legislativas, em 2022, cinco em cada dez eleitores não foram às urnas.

Ler