Subscreve a nossa newsletter

Subscribe to our newsletter

 

Quem Somos

 

A DIVERGENTE é uma revista digital de jornalismo narrativo criada em 2014. Acreditamos na força das histórias para retratar temáticas complexas. Encaramos o jornalismo como uma ferramenta de escrutínio das estruturas de poder, capaz de contribuir para uma cidadania mais activa. A DIVERGENTE não tem fins lucrativos, nem aceita publicidade.

 

Porquê DIVERGENTE?

 

A DIVERGENTE foi criada por um grupo de pessoas que acreditam ser possível fazer o jornalismo que defende: mais aprofundado, contextualizado e debatido. 

Reivindicamos o tempo para pensar e revelar os silêncios do mundo contemporâneo. Valorizamos o rigor em detrimento da rapidez. Contrariamos a lógica imediatista das redações tradicionais. Assumimos o ritmo lento. 

Retratamos temas de interesse público que tendem a ser sub-representados nos média. Queremos dar eco a vozes que não costumam ser ouvidas. Defendemos que o jornalista não é o detentor da verdade — deve levantar questões e confrontar perspectivas.

Começamos por ouvir e ir ao encontro de quem está no centro dos assuntos que abordamos. Só depois mapeamos outras fontes e traçamos um rumo mais detalhado para a investigação. Queremos trazer um maior equilíbrio às vozes ouvidas nos média e reduzir a distância entre o trabalho do jornalista e as pessoas retratadas.

Todos os nossos trabalhos são resultado de um longo e rigoroso processo de questionamento. Juntamos à mesma mesa jornalistas, designers, programadores, para encontrar os formatos e linguagens — seja texto, áudio ou imagem — que melhor traduzem as histórias que queremos contar.

Recusamos abordagens bipolares que reduzem a realidade a leituras simplistas. É nas camadas intermédias que encontramos respostas. Através de histórias pessoais, ajudamos a compreender, estabelecemos ligações.

Os resultados são narrativas multimédia visualmente fortes e, muitas vezes, não lineares. Levamos quem nos vê, lê e ouve a conhecer, de perto, outras realidades.

Um dos nossos objectivos é aproximar o jornalismo das pessoas e promover discussões públicas fora das paredes da redacção e em contacto directo com os cidadãos.

Queremos chegar a uma audiência mais ampla. Nesse sentido, adaptamos os nossos trabalhos a diferentes formatos para serem publicados noutros meios (rádio, televisão, imprensa).

Nos últimos anos, temos colaborado com o Público, o Diário de Notícias, a RTP África, a SIC — Portugal;  a STV e o Savana — Moçambique; e a PRI — EUA. 

Se também gostariam de fazer parte da nossa rede de parceiros, contactem-nos: info@divergente.pt.

 

Equipa

 

Diogo Cardoso, jornalista, diogocardoso[arroba]divergente.pt

Além de jornalista da DIVERGENTE, é repórter de imagem freelancer desde 2014 e trabalha sobretudo com desportos de mar. Integra a equipa de projectos narrativos da Bagabaga e faz parte dos órgãos sociais da cooperativa.

Luciana Maruta, jornalista, lucianamaruta[arroba]divergente.pt

Trabalhou como jornalista e consultora de comunicação na produtora audiovisual PGM — Projectos Globais de Media. Além de jornalista da DIVERGENTE, integra a equipa de narrativa da Bagabaga.

Patrícia Alves, comunicação, patricia.alves[arroba]divergente.pt

Trabalhou durante sete anos como jornalista e quatro anos na agência Plot Content, onde tinha como clientes vários prestadores de cuidados de saúde privados.

Sofia da Palma Rodrigues, jornalista, sofiapalmarodrigues[arroba]divergente.pt

Antes de ser jornalista da DIVERGENTE, trabalhava como freelancer para vários órgãos de comunicação social portugueses. Integra a equipa de narrativa da Bagabaga e faz parte dos órgãos sociais da cooperativa. Participa, pontualmente, em projectos de investigação académica.

 

Transparência

 

Defendemos que a total transparência dos média é fundamental para restaurar a confiança no jornalismo.

A DIVERGENTE é um projecto editorial da Bagabaga, uma cooperativa de produção multimédia que desafia as fronteiras convencionais do cinema documental, do design e do jornalismo. A Bagabaga apoia parte dos custos logísticos da DIVERGENTE, mas a nossa gestão financeira é totalmente independente.

Não temos fins lucrativos, não aceitamos publicidade ou apoios que envolvam contrapartidas. Recusamos qualquer intromissão na nossa política editorial.

Como nos financiamos?

Procuramos viabilidade para trabalhar da forma em que acreditamos através de:

 

Estatuto Editorial

 

  1. A DIVERGENTE é uma revista digital de jornalismo narrativo e investigação que privilegia formatos multimédia.
  2. A DIVERGENTE não tem fins lucrativos e não aceita publicidade.  
  3. A DIVERGENTE acredita na força das histórias para retratar temáticas complexas.
  4. A DIVERGENTE defende a transparência da prática jornalística e apresenta, de forma clara, quem a faz e quem a financia.  
  5. A DIVERGENTE reivindica o tempo e o espaço para revelar os silêncios do mundo contemporâneo. Privilegia o rigor em detrimento da rapidez.
  6. A DIVERGENTE dá espaço às histórias e revela os silêncios. Retrata temas de interesse público, que tendem a ser sub-representadas nos média.  
  7. A DIVERGENTE investiga temas de relevância social. Aprofunda e revela camadas, confronta perspectivas.  
  8. A DIVERGENTE orienta-se por critérios de independência, rigor, pluralismo, transparência e criatividade.  
  9. A DIVERGENTE recusa qualquer tipo de discriminação, nomeadamente de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política.
  10. A DIVERGENTE não se obriga à neutralidade ou à imparcialidade quando estiverem em causa a dignidade humana ou qualquer outro valor fundamental da vida em sociedade.
  11. A DIVERGENTE assenta no trabalho de uma equipa multidisciplinar, sujeito a um processo de questionamento, verificação e revisão.  

 

Ficha Técnica e Contactos

 

Proprietária/Editora: Bagabaga Studios, CRL 

NIPC: 510672531 

Número de registo na ERC: 126622 

Periodicidade: Anual

Director: Diogo Cardoso 

Editora-executiva: Sofia da Palma Rodrigues 

Sede e Redacção: Calçada do Tijolo, nº 23, 1200-464 Lisboa – PORTUGAL

Email: info@divergente.pt