O MUNDO DE JÓ

Jó gosta das ruas de Montmartre e de se vestir a rigor para os cabarets nocturnos, mas também de pôr as mãos na terra para cuidar da horta, de olhar para as suas unhas sujas, das couves e mexericos dos vizinhos.
Vive entre Paris e a Murtosa. Fugiu de casa com 14 anos para poder ser ela própria: queria viver, sem saber ainda que isso significaria uma luta sem fim.

Se voltaria a fazer tudo da mesma maneira?  Não.

“Chegar a esta proveta idade e dizer: ‘Mas eu consegui ser eu própria’, para mim, como consolo, sabe-me a pouco. Eu acho que merecia mais.”

Em 2015, os Bagabaga Studios realizaram Chá da meia-noite, um documentário sobre a vida de Jó Bernardo.
Estreou-se no XV Encontros de Cinema de Viana do Castelo, em Maio desse ano, e recebeu o Prémio do público para melhor curta-metragem no QueerLisboa19, em Setembro.

O Mundo de Jó é o resultado da adaptação deste documentário a um formato jornalístico.
Uma narrativa multimédia, co-produzida pela  DIVERGENTE e pelo jornal Público, que para além da recolha original conta com materiais inéditos produzidos entre 2016 e 2017.

Equipa

Sibila LindRepórter

 

Há mais estórias por contar

OUTROS PROJECTOS

JUVENTUDE EM JOGO

Portugal é a principal porta de entrada na Europa de jogadores de futebol menores vindos de África e da América Latina. Conhece as estórias de Francisco, Cassiano e Valentine.

VER PROJECTO

O ZÉ QUER SABER PORQUÊ

O aquecimento global é um problema com rostos. Nos últimos anos, os habitantes de Elalab têm travado uma luta desigual contra a subida do nível do mar.

VER PROJECTO