Contamos estórias que exploram silêncios

A Divergente é uma publicação multimédia
de jornalismo de investigação.
Reivindicamos tempo para pensar,
aprofundar e contextualizar.

Projectos

JUVENTUDE EM JOGO

Reportagem multimedia
Portugal é a principal porta de entrada na Europa de jogadores de futebol menores vindos de África e da América Latina. Conhece as estórias de Francisco, Cassiano e Valentine.
VER PROJECTO

Chá da meia-noite

Documentário multimedia
Jo é uma mulher transexual que, com 14 anos, fugiu de casa para poder ser ela própria. Queria viver livre, sem saber ainda que isso significaria uma luta sem fim.
VER TRAILER

O Zé quer saber porquê

Documentário / Crowdfunding
O aquecimento global é um problema com rostos. Nos últimos anos, os habitantes de Elalab têm travado uma luta desigual contra a subida do nível do mar.
VER PROJECTO

Sobre

A Divergente é uma publicação dos BAGABAGA STUDIOS, uma cooperativa que se dedica à produção, formação e investigação em media digitais, cooperação e desenvolvimento. As estórias são o nosso ADN. Através de narrativas plurais e aprofundadas, damos a compreender e estabelecemos relações. “Revelar” é o nosso verbo fundamental.

ESTATUTO EDITORIAL

1. DIVERGENTE assume-se como um meio digital tradutor do mundo contemporâneo, apostado em revitalizar a investigação própria. Privilegiamos os formatos narrativos multimedia e “mixed media”, aprofundados e contextuais.

2. DIVERGENTE tem uma natureza predominantemente jornalística, através da pesquisa, recolha, selecção e tratamento de factos e opiniões. Damos espaço às estórias e exploramos os silêncios.

3. DIVERGENTE orienta-se por critérios como a independência,  o rigor,  o pluralismo, a transparência e a criatividade editorial. Recusamos qualquer tipo de discriminação, nomeadamente de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política.

4. DIVERGENTE não se obriga à neutralidade ou à imparcialidade quando estiverem em causa a dignidade humana ou qualquer outro valor fundamental à vida em sociedade.

5. DIVERGENTE radica no trabalho autoral e na visão da equipa editorial permanente e dos autores convidados, tendo por objectivo a criação de memória pública. Não pratica a velocidade, mas a corrida de fundo.

Há mais estórias por contar

Contactos

Se quiseres contribuir com sugestões de trabalhos escreve para:

info@divergente.pt